Áreas de Atuação

Áreas de Atuação
Conheça mais

Diferente do que muita gente pensa, o cirurgião do quadril não atua apenas em cirurgias, mas também na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico de patologias do quadril.

Patologias/Doenças do Quadril

O quadril é uma articulação fundamental do corpo humano. Desempenhando diversos papeis importantes, pode sofrer com desgastes, deslocamentos, fraturas, lesões por prática de esportes e atividades físicas.

Há diversas doenças relacionadas, que podem afetar o quadril e devem ser diagnosticadas e tratadas por um ortopedista especialista em quadril, por meio de exame clínico e de imagem, com tratamentos que podem variar de acordo com a gravidade do caso, inclusive com indicação cirúrgica.

As principais doenças relacionadas ao quadril são: osteoartrose do quadril (desgaste), tendinites, bursites, necrose da cabeça do fêmur, fraturas do fêmur, pubalgia, síndrome do impacto femoroacetabular, dentre muitas outras.

Tratamentos não-cirúrgicos do Quadril

O tratamento clínico da articulação do quadril, começa precocemente quando surgem eventuais desconfortos que não justificam a indicação cirúrgica. Usualmente são dados alguns passos:

Perda de peso, fisioterapia para alongar e fortalecer, redução de exercícios que causem impacto, atividades aquáticas, uso de apoio ao andar e medicações específicas para cada doença.

Cirurgias do Quadril

As cirurgias no quadril podem apresentar (com a análise clínica prévia) a necessidade de ser utilizada ou não próteses. Nem todos os processos degenerativos do quadril requerem uma prótese como tratamento inicial.

No tratamento cirúrgico sem a utilização da prótese, deve-se diagnosticar o início ou uma predisposição a uma lesão à cartilagem do quadril. A também conhecida como cirurgia preservadora, busca reduzir ou impedir a progressão do desgaste e atrasar ao máximo a realização da prótese. As cirurgias consideradas preservadoras são: osteotomias, foragem e artroscopias.

A prótese total do quadril, conhecida tecnicamente como artroplastia total do quadril, possui essencialmente dois componentes: o acetabular e o femoral. É responsável por substituir um quadril doente, sendo mais indicada para casos em que há desgaste da cartilagem do quadril, fraturas do colo femoral e osteonecrose. Busca, de uma forma geral, devolver uma qualidade de vida o mais próximo do normal possível.

plugins premium WordPress